Problema do certificado omega.contacts.msn.com no Pidgin

Created by Alexsandro Cardoso Carvalho on on 2010-11-21
Keywords:
Pidgin Certificados MSN omega

    * Autor: Cláudio Novais em Resolução de problemas

Este simples artigo explica como resolver o problema que ocorre no Pidgin ao fazer login no MSN, em que é apresentado um erro no certificado omega.contacts.msn.com. Este problema acontece pois por vezes os protocolos das aplicações, que utilizam certificados, actualizam-se e passam a ter novos certificados. Ora, o que aconteceu foi exactamente isso: como o Pidgin não actualizou o certificado, deu este erro por não utilizar o certificado correcto:

    Impossível validar o certificado

    O certificado de omega.contacts.msn.com não pôde ser validado. O encadeamento de certificados apresentados é inválida.

Problema do certificado omega.contacts.msn.com no Pidgin

A solução para este problema é muitíssimo simples e passa por simplesmente executar um comando no terminal. Para saber como resolver, continue a ler o resto do artigo.

A solução para este problema é muito simples e foi descoberta pelo Alexandre Otto Strube. Basicamente a solução é remover o certificado actual. Ao fazer isso, irá obrigar o Pidgin a fazer download do novo certificado, resolvendo assim o problema.

Tal como o Alexandre indica na sua solução, normalmente não devemos remover os ficheiros (pelo menos os de tamanho reduzido) pois podem um dia vir a ser úteis. Sendo assim, a solução em vez de remover o certificado irá renomeá-lo, fazendo com que o Pidgin deixe de o utilizar.

O pidgin não consegue fazer login sem o certificado
Solução para o problema do certificado omega.contacts.msn.com

A solução deste problema requer que o Pidgin esteja desligado, por isso certifique-se que o desliga completamente (veja se ele se encontra na área de notificação, onde está o relógio e os ícones do som e da rede de Internet).

Depois de desligar o Pidgin, abra o terminal e escreva o seguinte para renomear o certificado que está a dar problemas:
mv ~/.purple/certificates ~/.purple/old_certificates

Volte a ligar o Pidgin e veja se funcionou

Alternativa à resolução anterior

Infelizmente nem todos os sistemas ficam a funcionar com a solução simples explicada anteriormente. Nesse caso é necessário fazer downlaod manualmente do certificado e inseri-lo no Pidgin. O procedimento é simples e podia ser feito através de janelas, no entanto, sugiro que utilize esta solução, através do terminal, pois é bastante rápida e funcionará correctamente.

Sendo assim, caso a solução anterior não tenha funcionado, desligue o Pidgin tal como referido acima, abra o terminal e copie para lá este comando que fará download do certificado e irá pô-lo numa localização apropriada:
wget http://claudio-novais.info/ubuntuedFiles/omega.contacts.msn.com -O "omega.contacts.msn.com" && mkdir -p ~/.purple/certificates/x509/tls_peers && mv omega.contacts.msn.com ~/.purple/certificates/x509/tls_peers

Depois do procedimento ter finalizado, abra o Pidgin e veja se funcionou!